Começa neste domingo o Festival Folclórico do Amazonas, em Manaus

O mais tradicional festival folclórico de Manaus inicia neste domingo (12) às 18h, com a tradicional “Festa das Luzes”, momento em que serão apresentados os 144 grupos folclóricos das categorias Bronze, Prata e Ouro do 64º Festival Folclórico do Amazonas, que acontecerá até dia 23, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), localizado na Avenida Silves, nº 2.222, bairro Crespo, zona sul de Manaus.

Durante a abertura do festival, que contará com o pocket show de George Japa e Rabo de Vaca, quatorze personalidades do folclore local serão homenageadas pelos relevantes serviços prestados à arte e cultura. São eles: Júlio Barroso, Antônio Alcântara, Rubens Galvão, Raimundo Nonato Bentes, Milton Ferreira, Luiz Gilberto, Adelson Cavalcanti, Carlos Alberto Gomes de Souza, Maria de Fátima Lima da Silva, José Ribamar dos Santos, Antônio Paulo de Almeida, Maria das Graças Costa de Lima, Josefa dos Santos Costa e Ivo Morais.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a ação é um trabalho em conjunto e de apoio à cultura amazonense e de geração de renda.

Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com uma feira de artesanatos comandada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e um espaço atrativo para crianças (área kids).

Após dois anos, o festival retorna ao formato presencial e volta a ser realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (antiga bola da Suframa). A expectativa é de atrair um público de 70 mil pessoas em 12 dias de festival.

Atrações

Quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi, danças nacionais, internacionais e nordestinas serão apresentadas pelos grupos na disputa de suas respectivas categorias.

Neste ano, o corpo de jurados é composto por seis integrantes, todos técnicos e com vasta experiência, sendo teatrólogos, antropólogos, musicistas e historiadores.