Arregou? Lula recua e desiste de fala em rede nacional para rebater Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, participam do desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O governo espera que cerca de 30.000 pessoas acompanhem as comemorações no local. O DF (Distrito Federal) e outras 25 capitais realizaram desfiles cívico-militares em comemoração ao 7 de Setembro. Este ano a data marca os 201 anos da Independência do Brasil. | Sérgio Lima/Poder360 07.set.2023

O Palácio do Planalto recuou, por ora, da ideia de colocar o presidente Lula (PT) em cadeia nacional para responder a Donald Trump sobre a tarifa de 50% imposta ao Brasil.

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, não há sequer discussão sobre o pronunciamento neste momento.

A equipe de Lula avalia que uma fala agora poderia soar como exploração política e reforça que não há medo ou recuo por parte do governo.

Para auxiliares do Planalto, a gestão da narrativa sobre a taxação de Trump tem sido bem conduzida, e qualquer passo em falso daria munição à oposição.

A ordem no entorno de Lula é agir com cautela, já que o impasse foi, em parte, alimentado pelo próprio governo e exigirá habilidade para ser enfrentado.