
O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, responsável pelo clique em que o ministro Alexandre de Moraes aparece mostrando o dedo do meio durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, foi demitido pelo jornal O Estado de S. Paulo.
A filha dele, Lara Prado, usou as redes sociais para questionar a decisão do veículo, afirmando que a dispensa ocorreu uma semana após a imagem viralizar. Segundo ela, o pai trabalhou por mais de duas décadas no jornal e dedicou 35 anos à fotografia.
O episódio aconteceu em 30 de julho. Especialista em coberturas esportivas, Alex estava há 23 anos no Estadão. Em vídeo publicado nas redes, Lara afirmou que a justificativa oficial foi “questões administrativas”, mas levantou dúvidas sobre os reais motivos da saída.
– Depois de muito procurar, meu pai achou o ministro. Não sei o que alguém da torcida fez, mas essa foi a reação dele. Foram três fotogramas que ele conseguiu registrar e enviou ao jornal. A Folha que publicou em capa, não o Estadão – disse a filha.
Ela acrescentou que, dias depois, o pai foi chamado à sede do veículo e informado do desligamento.
Em nota, o Estadão negou qualquer relação entre a demissão e a fotografia de Moraes. O jornal afirmou que o corte “já estava planejado com antecedência, faz parte da redução de quadros da editoria de Fotografia e segue critérios exclusivamente administrativos”.