
A Receita Federal divulgou neste domingo (21) uma nota oficial desmentindo informações falsas que circulam na internet e redes sociais. Segundo os boatos, a partir de janeiro de 2026, o órgão começaria a notificar contribuintes maiores de idade que moram com pais, familiares ou em imóveis de terceiros, e que não declaram pagamento de aluguel.
As notícias falsas também afirmavam que a Receita utilizaria inteligência artificial para cruzar dados do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais e Urbanos (Cinter) e do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), com o objetivo de rastrear locatários que não declaram rendimentos de aluguel no Imposto de Renda.
Em sua nota, a Receita Federal declarou que essas informações “não fazem o menor sentido” e alertou os contribuintes para não se basearem em conteúdos não oficiais.
Eis a íntegra da nota:
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026. A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido”.
Essa não é a primeira vez que ações da Receita, relacionadas principalmente a cobrança de impostos, são alvo de fake news, por isso a mensagem também pede que os contribuintes fiquem atentos ao se deparar com conteúdos suspeitos:
“Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”.