“Xuruca”, chefe do Comando Vermelho no Amazonas, é executado com criança no colo em Florianópolis

Alexandre Araújo Brandão, de 33 anos, conhecido como “Xuruca do Japiim” e apontado pelas autoridades como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Manaus, foi morto a tiros na noite de quinta-feira (10), em Florianópolis (SC). O crime ocorreu no bairro Campeche, zona sul da capital, enquanto ele carregava uma criança de 1 ano e 8 meses no colo.

De acordo com a Polícia Militar, o atirador teria se passado por morador de uma vila de apartamentos antes de se aproximar da vítima e abrir fogo. Câmeras de segurança registraram o momento em que “Xuruca” tenta correr com a criança, mas é alcançado e executado.

A criança também foi atingida e levada a um hospital da região. O estado de saúde dela não foi divulgado. Após o crime, o autor dos disparos fugiu em um carro, localizado posteriormente pela polícia no bairro Agronômica. O veículo foi apreendido e encaminhado para perícia pela Polícia Científica.

Histórico de atentados

Em julho de 2025, “Xuruca” sobreviveu a um atentado em Manaus, quando teve seu carro — uma Land Rover Discovery avaliada em cerca de R$ 500 mil — alvejado por diversos disparos no bairro Japiim, zona sul da capital. Mesmo ferido nas pernas, ele conseguiu sair do veículo e revidar os tiros.

Investigações e antecedentes

Alexandre Brandão havia sido preso em 2024, em Florianópolis, durante uma operação da Polícia Federal (PF). Segundo o delegado Sávio Pinzon, ele integrava o alto escalão do Comando Vermelho no Amazonas, com conexões no Rio de Janeiro.

A PF apurava sua participação em esquemas de tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro. “Xuruca” respondia a mais de 12 processos, incluindo homicídio, tráfico de drogas e violência doméstica.