
O dólar comercial encerrou janeiro acumulando a maior queda mensal em sete meses, apesar de uma alta pontual nesta sexta-feira (30) após o presidente Donald Trump indicar Kevin Warsh para presidir o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos. A moeda americana fechou o último dia do mês cotada a R$ 5,248, com valorização de 1,03%.
Apesar do avanço nesta sexta, o dólar recuou 4,4% ao longo de janeiro, marcando seu melhor desempenho em um único mês desde junho de 2023. A divisa também apresentou queda de 0,73% na semana.
Mercado de Ações em Alta Histórica
Em contrapartida, a bolsa de valores brasileira, representada pelo índice Ibovespa, encerrou janeiro com uma expressiva alta de 12,56%. Este foi o melhor resultado mensal para o Ibovespa desde novembro de 2020, um período de forte recuperação pós-pandemia de Covid-19. Nesta sexta, o Ibovespa registrou baixa de 0,97%, fechando aos 181.364 pontos.
Fatores Internacionais e Domésticos Influenciam o Mercado
A indicação de Kevin Warsh, ex-diretor do Fed, para comandar a instituição, gerou volatilidade global. Warsh é conhecido no mercado financeiro por suas posturas conservadoras em política monetária, o que tende a fortalecer o dólar. No entanto, o movimento desta sexta não foi suficiente para reverter a tendência de queda acumulada no mês.
No mercado de ações, além das influências externas, a realização de lucros por parte dos investidores contribuiu para o recuo do Ibovespa no último dia de janeiro. Muitos investidores aproveitaram a valorização expressiva das ações no mês para realizar seus ganhos.
Com informações da Reuters


