25.4 C
Manaus
sexta-feira, 24 de julho de 2026

Polícia Militar do Amazonas apreende 2,7 toneladas de maconha skunk e prende 6 policiais em Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou uma operação de grande porte na quinta-feira (26/02), na comunidade Cristo Rei, bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus, resultando na apreensão de 2,7 toneladas de maconha skunk. A ação levou à prisão de 11 pessoas, incluindo seis policiais militares, e causou um prejuízo estimado de R$ 54 milhões ao crime organizado.

Operação desmantela esquema de tráfico na zona oeste

A intervenção das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) teve início após uma denúncia anônima recebida no Disque Denúncia (99280-7574). A informação indicava o desembarque de drogas de uma embarcação e a presença de veículos suspeitos na área.

No local, as equipes da Rocam encontraram duas viaturas da 19ª Cicom, um veículo Gol e um Onix, que davam apoio à atividade criminosa. Três sacas de entorpecentes foram localizadas no Gol, enquanto o restante da droga, totalizando as 2,7 toneladas, estava na embarcação. Os veículos e a embarcação foram apreendidos.

Policiais militares detidos e procedimentos legais

Entre os 11 presos, seis são policiais militares: cinco estavam em serviço e um de folga. Eles foram recolhidos ao Núcleo Prisional da PMAM, tiveram suas armas apreendidas e enfrentarão um procedimento administrativo na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) da corporação, além de responderem à Justiça e passarem por audiência de custódia.

O Chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, reforçou o compromisso da instituição. “A Polícia Militar reafirma o seu compromisso com a instituição, não colaboramos em nada com o crime organizado, pelo contrário, estamos aqui de forma dura para mostrar que a Polícia Militar está sempre a postos”, afirmou.

Antecedentes criminais dos demais envolvidos

Dos outros cinco presos, um possuía mandado de prisão em aberto por homicídio. Os demais apresentavam antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico, estelionato, violência doméstica, ameaça, extorsão mediante sequestro e adulteração de sinal identificador de veículo.

Polícia Civil assume investigações e recorde de apreensões

Todo o material apreendido e os detidos foram apresentados no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que conduzirá as investigações. O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, informou que os envolvidos foram flagranteados por tráfico e associação ao tráfico.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Vinicius Almeida, destacou que esta apreensão eleva o total do Sistema de Segurança Pública para 14 toneladas de drogas em 2026, o dobro do volume apreendido no mesmo período do ano anterior. “A união de esforços do Sistema de Segurança para levar tranquilidade para o nosso povo”, finalizou.

Com Informações da Agência Amazonas