
Servidores da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social e Direitos Humanos (Setrabes) de Roraima, por meio do Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio (CAI-RR), realizaram uma visita técnica ao Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas. A comitiva, que incluiu representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de Roraima, buscou trocar experiências e conhecer as iniciativas de segurança escolar no Amazonas, que são referência nacional.
Nise: Referência em cultura de paz e segurança escolar
O Nise é reconhecido nacionalmente por seu trabalho na promoção da cultura de paz nas escolas públicas estaduais, servindo de modelo para outros estados. Ana Maria Araújo, secretária executiva adjunta do Interior, reforçou o compromisso do Amazonas com a segurança escolar, destacando que o núcleo já auxiliou diversas crianças e adolescentes nos últimos três anos.
Estrutura integrada e alcance tecnológico
Durante a visita, a comitiva também conheceu o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). O centro atua de forma integrada com o projeto “Educa Nise”, produzindo vídeos sobre a valorização da cultura de paz e levando essas ações para o interior do estado.
A defensora pública estadual de Roraima, Lenir Rodrigues Santos, elogiou o funcionamento multifacetado e integrado dos setores, especialmente o alcance do Nise nas regiões mais remotas do Amazonas, como um ponto forte a ser replicado.
Estratégias de proteção e diminuição da vulnerabilidade
Em reunião, os visitantes debateram estratégias de proteção em situações de violência e de diminuição da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes nas escolas. Ionariellen Santos, coordenadora geral do Nise, explicou que o núcleo atua em todos os âmbitos de proteção aos estudantes, considerando as unidades de ensino como parceiras ativas na garantia da segurança escolar. O Nise pode ser acionado em qualquer situação de risco que comprometa a integridade física ou emocional dos alunos.
A comitiva também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e do Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Estado do Amazonas (Ciaca). Os encontros em busca de aprimoramento de estratégias se estenderão a outros centros de acolhimento e núcleos de inteligência pelo país.
Com Informações da Agência Amazonas


