
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária amarela durante o mês de julho. Com isso, os consumidores brasileiros continuarão pagando uma cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz.
A tarifa extra está em vigor desde abril e foi mantida devido às condições do sistema elétrico nacional. Segundo a agência reguladora, o avanço do período seco reduziu o volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas, afetando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Com menos água disponível para geração de energia, o setor precisa recorrer às usinas termelétricas, que têm custo de operação mais elevado e aumentam o valor final da conta de energia.
A Aneel também reforçou o pedido para que os consumidores adotem medidas de economia, como evitar desperdícios e utilizar a energia de forma mais eficiente. A redução do consumo ajuda a diminuir a pressão sobre o sistema elétrico e contribui para evitar custos maiores.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente aos consumidores as condições de geração de energia no país. O modelo possui três principais níveis:
- Bandeira Verde: indica condições favoráveis de geração e não gera cobrança adicional.
- Bandeira Amarela: aponta cenário menos favorável e aplica uma taxa extra intermediária.
- Bandeira Vermelha: usada em momentos de maior dificuldade na geração, com cobranças mais altas nos patamares 1 e 2.


