
Um homem de 60 anos morreu em Goiânia (GO), após passar mal enquanto assistia ao jogo do Brasil contra o Japão pela Copa do Mundo nesta segunda-feira (29). Na ocasião, ele sentiu-se mal e caiu da cadeira em que estava, chocando a cabeça contra o chão.
Em parada cardiorespiratória, o torcedor chegou a ser socorrido pelos presentes, recebendo manobras de ressuscitação. Por telefone, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) orientou as pessoas que estavam no local sobre como realizar o procedimento até a chegada da ambulância.
As tentativas de reanimação duraram cerca de 1 hora e foram realizadas também pelos socorristas do Samu. O homem chegou a voltar à vida quatro vezes, mas por fim não resistiu e foi a óbito no local.
Médica responsável por atender a ocorrência, Nágylla de La Rocha afirmou à TV Anhanguera sobre a importância de as pessoas que prestam o socorro em ligação até a chegada dos profissionais de saúde e destacou que qualquer indivíduo está apto a realizar as manobras de ressuscitação.
– Na última atualização das diretrizes da American Heart Association, elas reforçam a necessidade que mantenha a ligação telefônica até a chegada da equipe. E, caso o médico regulador perceba alguma dificuldade de compreensão em realizar a massagem cardíaca do outro lado, ele pode realizar a chamada de vídeo para facilitar a compreensão – declarou.


