34.3 C
Manaus
sexta-feira, 11 de setembro de 2026

SBT afasta Rodrigo Bocardi após denúncia de cobrança a prefeituras por conteúdo positivo

O jornalista Rodrigo Bocardi foi afastado temporariamente da apresentação do SBT Cidades nesta quinta-feira (10), após ser acusado de cobrar de prefeituras para realizar coberturas positivas sobre administrações municipais em seu canal nas redes sociais, o BocaTV.

A denúncia está sendo analisada pelo setor de compliance do SBT. Segundo informações da coluna de Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, o afastamento vale inicialmente apenas para esta quinta-feira.

A acusação foi apresentada por Jonas Donizete, ex-secretário de Tecnologia e Comunicação de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ele afirma que Bocardi teria solicitado pagamentos de gestores municipais para divulgar ações das prefeituras de maneira favorável e que teria ameaçado fazer críticas a cidades que não aceitassem os supostos acordos.

Donizete também afirmou possuir um vídeo que, segundo ele, mostraria o jornalista cobrando para falar positivamente sobre Embu das Artes.

Bocardi negou qualquer irregularidade e afirmou, em declaração à Folha de S.Paulo, que os acordos firmados com prefeituras são contratos de publicidade.

“O que eu faço não é nada ilegal. Tenho um acordo de prefeitura parceira, onde publicidades são indicadas”, declarou o jornalista.

O apresentador também afirmou ser vítima do ex-secretário. O SBT informou que o caso está sendo avaliado pelo compliance e que ainda analisa quais medidas serão adotadas.

O afastamento ocorre poucos dias depois de Bocardi também ter sido impedido pela emissora de participar de ações de divulgação da BocaTV durante o SBT Cidades. A direção do canal teria considerado excessiva a promoção do projeto pessoal do jornalista dentro do telejornal.