Médico aliado de Amazonino pede impeachment de Wilson Lima mirando eleger esposa a vereadora

Amazonas – No último sábado (11), o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Rubens Vianna, divulgou nota questionando o novo comando da Secretaria de Saúde (Susam) e solicitando uma espécie de “ intervenção federal” na saúde do Estado.

O Portal da Capital recebeu a denúncia que Mário Viana e a vice-presidente do sindicato dos médicos, Patrícia Sicchar estão sendo movidos pelos próprios interesses políticos e teriam se aliado ao ex-governador Amazonino Mendes.

Nos últimos dias, o médico realizou uma série de ataques contra o governador do Estado do Amazonas Wilson Lima (PSC) e seu vice Carlos Almeida (PRTB), chegando a solicitar o impeachment da chapa alegando “má gestão da saúde durante a pandemia do novo coronavírus”. O pedido foi ingressado na última terça-feira (21), e está em análise pela Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas).

As informações de fontes apontam que o médico Mário Vianna teria fechado um acordo milionário com grupo político, mas com uma única condição: ajudar a tirar na “marra”, Wilson Lima do poder.

Além do contrato, Mário Viana também teria exigido cargos no governo e um financiamento maior na campanha da esposa e também de sua vice-presidente que virá novamente como candidata ao cargo de vereadora de Manaus.

Ainda segundo informações, o grupo que teria negociado também com o presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina) e alguns deputados estaduais.

Homenagem

Mário Vianna mostrou ter afinidade com alguns políticos do Amazonas, quando promoveu o II Fórum de Cooperativismo Médico e o III Fórum de Cooperativas/Empresas de Especialidades Médicas. O evento homenageou ex-governadores Amazonino Mendes e José Melo.

Ao lado do ex-governador Amazonino Mendes, o presidente da Associação dos médicos do Estado do Amazonas (Simeam), Mário Vianna.

Entenda

No ano de 2016, a vice-presidente do Simeam, Patrícia Sicchar concorreu ao cargo de vereadora de Manaus, mas não teve sucesso. Já em 2018, a médica cogitou o cargo de deputada federal pelo Estado do Amazonas, mas novamente não obteve êxito, tendo 3.780 votos de acordo com o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral).

Com camisa de cor amarela escura, a vice-presidente do sindicato dos médicos, Patrícia Sicchar Foto: Reprodução
O médico tem proximidade do Deputado Wilker Barreto que é oposição ao governo.
Mário Vianna foi aliado ao governo do ex-governador José Melo.
O médico tem proximidade do Deputado Dermilson Chagas que também faz oposição ao governo.

A redação do Portal da Capital AM entrou em contato pelo telefone do médico Mário Vianna para esclarecimentos e não obteve retorno.