‘Lua azul’: Raro fenômeno cósmico poderá ser visto neste 31 de outubro

Do BBC News Brasil

O Halloween, que acontece no dia 31 de outubro, trará mais que fantasias e doces neste ano. Teremos a aparição de uma raríssima Lua Azul, conhecida como Hunter’s Blue Moon, que ocorre quando, em apenas um mês, duas luas cheias aparecem no nosso céu.

Ela não é realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra, da cor que a maioria das luas cheias são vistas: cinza claro, branco leitoso ou prateado.

O que torna estranho esse fenômeno, que o folclore batizou de “Lua Azul”, é que ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma.

O fenômeno celestial ocorre mais ou menos a cada dois anos e meio: ele apareceu pela última vez em 31 de março de 2018. A lua cheia do Dia das Bruxas estará no ponto mais distante da Terra.

Além disso, é provável que ela também não poderá ser vista claramente a olho nu. A NASA informou que “a maioria das luas azuis aparecem em tons de cinza-claro e branco, um tanto quanto indistinguíveis de qualquer outra lua que você já viu […] A formação de uma segunda lua cheia em um mês não muda as propriedades físicas do astro em si, então a cor permanece a mesma.”