Carne estava muito barata diz ministra

De acordo com Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, a alta do preço da carne, indica um novo patamar.

Em entrevista a ministra disse que o produto que chega a até 26% de amento, dependendo do corte,se deu a um novo padrão . Tereza declarou ainda que o produto “ficou por 3 anos com o preço muito baixo” em 2019.

Segundo a ministra, o ” preço da carne vai ter uma estabilização, não vai ter mais essas puxadas. Mas não tem perigo de voltar ao que era. Mudou o patamar, Já tinha mudado o da soja, do milho. A carne ficou por três anos com valor muito baixo. Isso faz com que o mercado sinta mais essa subida”.

Na mesma entrevista Cristina nega “o risco de desabastecimento é zero”. Além das exportações para os chineses a ministra aponta as mudanças climáticas para justificar os valores .

“Tivemos uma seca um pouco prolongada neste ano, com pastos não de muita qualidade para fazer o acabamento do gado. Geralmente,  o que o produtor faz é dar ração para o gado para fazer o acabamento. Neste ano, com o valor da arroba, não fechava a conta, então a maioria não conseguiu fazer isso e houve um retardamento da oferta de boi gordo”, Comentou

“O produtor vinha tendo muitos problemas, querendo até trocar de atividade, porque estava tendo prejuízo. A produção vai aumentar. Podemos diminuir o tempo de abate, tendo animais mais jovens no peso ideal”, disse.