Crianças recebem vacina contra covid-19 no lugar da vacina da gripe

A campanha de vacinação contra a gripe entrou em vigor em todo o Brasil de forma simultânea com a vacinação contra a covid-19, o que tem causado confusão na hora da aplicação dos imunizantes.

Alguns municípios de São Paulo, como Itirapina (SP), relataram que 46 pessoas receberam a CoronaVac, (imunizante contra a covid-19), equivocadamente, no lugar da vacina contra a gripe, sendo que 28 delas eram crianças. No município de Diadema (SP) o mesmo erro foi cometido e cinco crianças receberam a CoronaVac ao invés do imunizante contra a Influenza.

O agravante está no imunizante CoronaVac que ainda não foi testada em crianças e, por isso, não deve ser aplicada neste grupo. No grupo dos 18 adultos que receberam a CoronaVac em Itirapina, há uma gestante, que também não está no grupo prioritário que pode receber a vacina.

O Ministério da Saúde orienta que apenas gestantes com comorbidades sejam vacinadas.

Em Itirapina, a Secretaria Municipal de Saúde informou aos vacinados o ocorrido e disponibilizou uma equipe médica para avaliar e orientar essas pessoas por 14 dias. “É importante salientar que até o momento nenhuma anormalidade foi detectada”, informou a secretaria por meio de nota.

Em Diadema, por meio de uma nota da prefeitura, foi informado que assim que o erro foi identificado, os profissionais de saúde chamaram os pais das crianças vacinadas para receberem orientações sobre como proceder. Uma médica da Atenção Básica da SMS foi escalada para realizar esse acompanhamento de perto.

As funcionárias envolvidas no ocorrido serão afastadas e a vacinação contra a covid-19 e a Influenza continuarão sendo feitas em salas separadas para que não haja cruzamento de fluxo dos pacientes adultos com crianças.