Homem morre após saltar de base jump na zona sul do Rio

Dois homens sofreram um acidente após um salto de base jump, da Pedra da Gávea em São Conrado, na Zona Sul do Rio, na tarde deste sábado (22). Um deles morreu e o outro ficou ferido.

O homem identificado como Eduardo Geovane, de 36 anos, bateu em um prédio antes de cair na rua. O amigo caiu no canteiro da via expressa e teve ferimentos na perna.

Testemunhas contaram que Eduardo bateu em um carro ao cair e embora as tentativas dos bombeiros em socorrer o esportista, ele chegou a morrer na hora.

Embora a  rampa oficial de voo fique na Pedra Bonita, o salto foi feito da Pedra da Gávea, que não é um ponto preparado para saltos e exige que os pulos sejam feitos com parapente ou asa delta, e não paraquedas. Para piorar, neste sábado, o local estava fechado por causa do vento forte, que passou dos 40 quilômetros por hora.

“Eles saltaram da Pedra da Gávea, não sei por qual motivo não obedeceram as condições climáticas que diziam para não saltar”, disse Plinio Ferreira, vice-presidente do Clube São Conrado de Voo Livre.

A vítima era de Santa Catarina e chegou ao Rio nesta sexta-feira. Ele praticava esportes de aventura. Amigos contaram que o base jump ainda era uma novidade que começou há apenas dois anos.