Na tarde da última quarta-feira (25), um balão do Projeto Loon, da Alphabet, subsidiária do Google, caiu no Rio Solimões nas proximidades da comunidade Bom Jesus, localizada próximo ao município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus.
De acordo com o órgão de vigilância, a descida do equipamento foi autorizada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA- 4).
Alguns ribeirinhos ficaram apavorados, achando que era uma avião caindo, mas por não se tratar de um avião, trouxeram até a margem do rio com a ajuda de canoas.
Ao analisarem o incomum objeto, os moradores da comunidade identificaram diversos equipamentos eletrônicos, câmeras, painéis solares, baterias, fios, além de adesivos com bandeiras de diferentes países.
Segundo o ex-vereador de Coari, Adenilson Bonfim, um dos barcos de sua empresa de transportes fluviais estava voltando do município de Tefé, pelo Rio Solimões, e avistou os ribeirinhos com o estranho objeto nas margens do rio.
“O objeto foi arriando devagar na água, não caiu de uma vez. O caso deixou os moradores bastante curiosos, já que não é todo dia que algo desse tamanho cai do céu, ainda mais em uma comunidade distante. O local só é possível ser acessado por meio dos rios”, comentou o Adenilson