Manaus – Na manhã desta terça-feira (21), policiais militares do 3º Batalhão da PM apreenderam no município de Tefé uma embarcação que fazia transporte irregular de passageiros e tinha como destino o município de Juruá.
Os policiais chegaram até a embarcação após denúncia anônima informando que o barco iria fazer viagem de Manaus ao município de Japurá, realizando escala no município de Maraã. Além do transporte irregular de passageiros o barco também apresentava excesso de carga.
Conforme as denúncias, o barco Manoel Monteiro estaria nas proximidades da Comunidade do Capivara e São Francisco, com número excessivo de passageiros, que vinham aglomerados e, com o auxílio de uma lancha, estaria transportando-os até a cidade de Tefé. Ressaltaram ainda que o barco estaria atalhando por um furo que sai abaixo de Alvarães.
A Polícia Militar acionou a Capitania dos Portos e, juntamente com um efetivo da Marinha do Brasil, foram averiguar a situação.
Na abordagem ao navio motor, foi verificado transporte de passageiros sem a devida autorização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos, Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), em descumprimento de decreto estadual.
Além disso, a embarcação apresentava excesso de carga, descumprindo a legislação fluvial em vigor. Por esta razão, o proprietário e o comandante da embarcação foram conduzidos à Delegacia de Tefé para os procedimentos cabíveis.


