
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA) localizou, nesta segunda-feira (16), o corpo de um homem de 39 anos, elevando para três o número de vítimas fatais confirmadas do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV. O acidente, que ocorreu na última sexta-feira (13) na região do Encontro das Águas, em Puraquequara, agora tem cinco pessoas ainda desaparecidas.
O corpo da terceira vítima foi encontrado a cerca de três quilômetros do local do sinistro. Antes, já haviam sido confirmadas as mortes de uma criança de três anos e de uma jovem de 22. Ao todo, 71 passageiros foram resgatados com vida logo após o incidente.
Com a localização deste homem, o número de desaparecidos foi atualizado para cinco. As buscas foram suspensas na noite de segunda-feira e serão retomadas na manhã desta terça-feira (17), com uma força-tarefa ampliada.
Força-tarefa intensifica buscas no rio Amazonas
Uma robusta força-tarefa, montada pelo Governo do Estado, está empenhada na operação. O efetivo conta com 88 bombeiros, sendo 25 mergulhadores especializados, além de 15 embarcações, drones, um helicóptero e três sonares.
A área de varredura foi significativamente ampliada, cobrindo mais de 120 quilômetros rio abaixo, estendendo-se até a região de Calzonia, próximo a Itacoatiara. Unidades de Itacoatiara e Parintins também colaboram nas ações.
Complexidade da operação dificulta trabalho
O comandante-geral do CBMA destacou a alta complexidade da operação. Fatores como as diferentes temperaturas e densidades da água, fortes correntes de arrasto e as condições meteorológicas adversas tornam o trabalho dos mergulhadores e equipes de superfície ainda mais desafiador.
Apoio interinstitucional e assistência às famílias
Diversos órgãos estaduais integram a força-tarefa, oferecendo apoio essencial nas ações de busca, salvamento e assistência. Entre eles estão a Defesa Civil, as Secretarias de Assistência Social e Saúde, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
O Governo do Amazonas também está providenciando atendimento psicossocial aos sobreviventes, familiares dos desaparecidos e vítimas do naufrágio. O serviço pode ser acionado pelo telefone (92) 99489 8454. Na capital, o suporte é oferecido no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), e no interior, via Telessaúde.
A Secretaria de Segurança Pública informou que oferecerá atendimento prioritário para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as vítimas do naufrágio, a partir de quinta-feira (19), na sede da SSP-AM.
Com informações da assessoria


