Casos confirmados de Covid-19 chegam a 26 no Amazonas

Neste domingo (22), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou que o estado possui 26 casos confirmados do novo coronavírus. O município de Parintins é o primeiro do interior do estado a registrar um caso.

Os outros 25 casos estão localizados em Manaus. Um deles está na UTI do Hospital Delphina Aziz. Outros 24 casos estão em análise aguardando resultado de exames.

Segundo o titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Rodrigo Tobias, o vírus na fase de contaminação comunitária. O que é mais prudente nesse momento é a concentração de todos os recursos humanos para o Delphina Aziz.

A diretora da FVS, Rosemary Costa Pinto, informou que, com exceção do caso de Parintins, suspeitas que estavam em investigação no interior do estado foram descartados.

Dos 25 casos confirmados em Manaus, todos estão estáveis em isolamento domiciliar. Um deles já saiu da quarentena, e outros estão nos próximos dias. Não há gravidade nesses pacientes. Dentre eles, um idoso de 70 e outro de 83 – ambos em domicílio e estáveis.

Manaus, assim como outros estados do Brasil, está em uma nova fase da pandemia. O país inteiro está em uma situação em que não se consegue mais saber quem transmitiu pra quem. Em função disso, o Ministério da Saúde tomou a decisão de declarar o país inteiro como área de transmissão comunitária. Quanto menos pessoas circularem, menos pessoas são contaminadas pelo vírus.

A diretora da FVS explicou que, a partir de agora, o Governo do Amazonas não dará mais o número de casos suspeitos no estado.

“Perde o sentido porque todos nós passamos a ter suspeita – não só do novo coronavírus, mas como outros vírus dessa época sazonal”, contou.