
Um filhote de onça-pintada foi resgatado por autoridades ambientais em Santo Antônio do Içá, a 879 km de Manaus, após passar oito meses sendo criado por moradores. A família que encontrou o animal divulgou nesta sexta-feira (7) uma série de vídeos mostrando sua rotina desde o dia em que foi achado até o resgate.
Batizado de Golias Goes, o filhote ganhou até um perfil nas redes sociais, onde foram compartilhadas imagens e relatos sobre sua convivência com os moradores. Em uma das postagens, escrita na primeira pessoa, o perfil descreve sua história:
“Fui encontrado com poucos dias de vida pelo meu antigo dono, enquanto ele pescava. Ele resolveu cuidar de mim durante esses 8 meses. Como eu já estava crescendo, ele acionou as autoridades para que eu tivesse um lugar melhor para ficar.”
Os vídeos mostram Golias brincando com crianças, moradores e até com um filhote de cachorro.
Resgate e readaptação
O resgate ocorreu na última segunda-feira (3), após um pedido da Secretaria de Meio Ambiente do município. O morador relatou que encontrou a onça durante uma caçada e a levou para casa. Com o tempo, o animal se tornou dócil e se adaptou ao ambiente familiar.
Golias foi levado para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), onde passou por avaliação veterinária. O filhote, um macho de oito meses, pesa cerca de 35 quilos e mede 1,58m de envergadura.
Por ter passado tanto tempo em contato com humanos, Golias precisará passar por um processo de readaptação antes de ser reintegrado à natureza.