A cidade de Tefé, distante 522 km de Manaus, se prepara para os festejos de sua padroeira, Santa Teresa D’Ávila. A festa é considerada o maior evento religioso do médio Solimões. As comemorações no município começam a partir deste domingo (6) e se estendem até o dia de Santa Teresa D’Ávila na terça-feira (15).
O tema deste ano é “Santa Teresa Interceda Pela Evangelização na Amazônia” e a cidade de Tefé, neste período, deverá receber cerca de 7 mil romeiros que chegam de várias cidades do Amazonas para saudar a Santa Teresa D’Ávila, fortalecendo cada vez mais o turismo religioso na cidade de Tefé.
O evento contará com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que forneceu as fitas comemorativas pelo dia de Santa Teresa D’Avila e que serão distribuídas gratuitamente aos fieis. De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Turismo – SMTUR, Christophan Mota, o evento já é tradição na cidade e para este ano estima-se um público de 15 mil pessoas durante a semana dos festejos. ”
Do dia 06 a 14 de Outubro acontecerão a partir das 19h30 as novenas, além disso, todos os dias irão acontecer breves apresentações culturais das escolas. No dia 15, dia da padroeira, as homenagens começam as 09:00 com a Santa Missa e a tarde às 17:00 acontece a tradicional procissão com saída da 16ª Brigada de Infantaria de Selva.
A tradição queima de fogos será a meia noite do dia (06). O pregador será o Frei Geraldo do Bezerra, da ordem Carmelitas. As barracas de comidas, confecções e outras ficarão ao redor da praça. Soldados da Guarda Municipal e Polícia Militar irão garantir o cumprimento dessa determinação.