O Governo do Estado vai entregar 50% das obras do Anel Viário Sul até o final desse ano. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Wilson Lima, que vistoriou o canteiro de obras, na manhã desta terça-feira (23/07), acompanhado pelo secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima. As obras do projeto – que interliga a avenida Santos Dumont, na zona sul da capital, ao complexo José Henriques, no entroncamento com a avenida Torquato Tapajós – apresentam um percentual físico de 35% de execução.
“Agora as obras estão andando a todo vapor. Esse ano nós vamos entregar a primeira parte, de aproximadamente 8,5 quilômetros, até a ponte do Tarumã, entrada da Vivenda. Quando assumi, encontrei essa obra praticamente no zero. Pouco havia evoluído dela, uma obra importante para dar fluidez ao trânsito nesse trecho. Estou acompanhando de perto todo o trabalho que está sendo feito. Metade dela será concluída até o fim do ano”, afirmou o governador.
Wilson Lima aproveitou para informar que, em breve, o Governo do Estado lançará o projeto das obras do Anel Viário Leste, a partir do Distrito Industrial. “No segundo semestre vamos começar as obras lá, inclusive, com o serviço de desapropriação dos imóveis situados na área de influência da obra”, adiantou o governador.
Primeira etapa – O Anel Viário Sul tem por finalidade criar ligações que melhorem a fluidez do tráfego da cidade, permitindo a ligação direta entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A primeira etapa do projeto compreende a Estrada do Tarumã, entre as avenidas do Turismo e Torquato Tapajós.
Entre os benefícios da obra para a população está a redução no tempo e no custo do transporte de mercadorias e de insumos entre esses dois destinos. Além disso, também vai desviar o fluxo de veículos pesados, como carretas e caminhões, das ruas centrais da cidade para a área periférica, onde o tráfego é menor.
O Governo do Amazonas reiniciou, no último dia 24 de junho, a obra de construção do Anel Viário Sul, com a realização dos serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação. O trecho no sentido avenida Torquato Tapajós até a Ponte do Tarumã está 90% asfaltado.
O outro lado, que começa na ponte e vai em direção à Torquato, está 100% concluído. A previsão é de que a aplicação da primeira camada de asfalto nesse trecho se encerre nesta quarta-feira (24/07). A segunda e última camada de asfalto só será aplicada após a finalização dos serviços de calçada, meio-fio e sarjeta.
Em termos de drenagem, já foram executados 2,7 quilômetros, sendo que no sentido Estrada do Tarumã-Torquato Tapajós esse serviço já foi concluído. A drenagem na outra pista, no sentido Torquato Tapajós-Estrada do Tarumã está em 75%.