Governo do Amazonas apresenta a tropa empregada na Operação Parintins 2024

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apresentou, nesta terça-feira (25/06), o efetivo da tropa empregada na Operação Parintins 2024. Ao todo, mais de mil agentes das Forças Policiais e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) vão trabalhar de forma integrada para garantir a segurança durante o 57º Festival de Parintins.

A ação envolve efetivos da SSP-AM, do Departamento de Polícia Técnica-Científica (DPTC), das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) e do Corpo dos Bombeiros (CMAM) e do Detran-AM.

O secretário executivo adjunto de Planejamento Integrado da SSP-AM, coronel Almir Cavalcante, informou que o planejamento de toda operação foi iniciado ainda no final do ano passado, logo após o término do 56º Festival.

De acordo com o coronel Cavalcante, para auxiliar as Forças de Segurança, a SSP-AM inovou com o envio de reforço tecnológico. O objetivo, conforme explicou, é integrar as ações e proporcionar cada vez mais segurança aos moradores e visitantes da Ilha Tupinambarana.

“Nós trouxemos as POEs (Plataformas de Observação Elevada), câmeras inteligentes, estamos como nosso Ciops ativo, o 190, também está ativo, a população pode utilizar e temos, também, as nossas células de inteligência, que são muito importantes”, afirmou o coronel

Embarque
O embarque das equipes iniciou, ainda, na terça-feira (18/06), com o envio da primeira equipe da SSP-AM. Ao todo, a Secretaria de Segurança enviou 80 servidores, que estarão atuando para auxiliar as demais Forças de Segurança. O policiamento ostensivo e preventivo será reforçado com a chegada mais de 500 policiais da Polícia Militar, com auxílio da tropa e unidades dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), Metropolitano (CPM), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI). A tropa desembarcou na Ilha Tupinambarana, nesta terça-feira (24/06).

“Todo esse efetivo estará pronto e preparado para proporcionar à população que vem à Parintins, tanto os amazonenses, quanto os turistas um Festival Seguro e Tranquilo”, destacou o comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, acrescentando que o aparato tecnológico trazido pela SSP-AM vai complementar as demais tecnologias empregadas pela PM.

Polícia Judiciária

Para garantir reforço à Polícia Judiciária, um total de 80 servidores, entre delegados, escrivães, investigadores e administrativos da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), também foram deslocados para a Ilha Tupinambarana.

“A Polícia Civil está presente em Parintins com 80 policiais civis, que irão atuar em ações de segurança, de inteligência e de Polícia Judiciária. Estamos integrados com todas as Forças de Segurança, trabalhando em uma única direção para o bem estar da população, dos visitantes e dos que vêm conhecer o Festival de Parintins”, disse o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

No porto de Parintins será instalada a Delegacia Móvel, onde funcionará a Delegacia do Turista das 8h às 2h. O local estará ativo para registro de Boletins de Ocorrências (BOs), orientações e atendimento aos turistas e população local, e no Bumbódromo, durante as noites do festival, será instalado um anexo da Delegacia do Turista para atender possíveis ocorrências dos brincantes.

Corpo de Bombeiros

Para fortalecer as ações de prevenção, resgates e possíveis intercorrências de incêndios, um total de 120 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) foram encaminhados para Parintins entre os dias (24/06) e (25/06).

Todo do efetivo será somado ao policiamento que já atua em Parintins. O CBMAM conforme o subcomandante coronel Reinaldo Acris Menezes, irá atuar em vários pontos da cidade, nas proximidades das orlas da Ilha, abastecimento de água, atendimento pré-hospitalar, atendimento de mergulho, dentre outros.

“Trouxemos, além do material que já tem aqui na nossa Base, trouxemos materiais de mergulho, mais material de salvamento em altura, ambulância e viaturas novas. Trouxemos três viaturas novas para reforçar o efetivo que está aqui e a equipe que trouxemos”, detalhou o subcomandante-geral do CBMAM.

Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) contará com 55 agentes de trânsito atuando no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, foi desenvolvido um plano de mobilidade para que tanto moradores, quanto visitantes, possam trafegar pela cidade com maior fluidez e segurança.

“Participamos de inúmeras reuniões, desde o início do ano, com o objetivo de manter a segurança viária de todos. Criamos desvios e bloqueios específicos, e de comum acordo com Caprichoso e Garantido, buscando oferecer para todos um festival seguro e inesquecível”, comenta Waughan.