Governo do Amazonas envia usina de oxigênio para Borba

O Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (21/06), uma usina de oxigênio para o município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A usina, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai funcionar no Hospital Regional Vó Mundoca. O investimento faz parte do Programa Saúde Amazonas, de modernização e estruturação das unidades de saúde do estado.

A capacidade de produção da usina é de 30 metros cúbicos por hora, suprindo a necessidade do hospital, que possui 53 leitos, e das nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, beneficiando mais de 33 mil pessoas.

A SES-AM cuidou da logística e transporte da usina para o município, com o apoio do Exército Brasileiro.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a iniciativa faz parte das ações previstas no Programa Saúde Amazonas, através do qual o Governo do Amazonas tem feito investimentos para a modernização e estruturação das unidades, além do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A usina, explicou a secretária de Saúde, tem um dispositivo que permite a produção de oxigênio que vai, também, contribuir para o fornecimento às unidades de saúde dos municípios vizinhos, como Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.

Segundo a secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, a instalação da usina deixará o município autossuficiente na produção de oxigênio, não havendo a necessidade de carregar os cilindros em cidades próximas ou até mesmo na capital.

“A usina vai abastecer a unidade hospitalar e as UBSs, que vão poder encher os cilindros na usina, que possui buster, dispositivo específico para isso”, explicou.