Governo do Estado cobra e Jeff Bezos anuncia fomento milionário no combate ao desmatamento da Amazônia

O Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, cobrou e o Dono da Amazon, Jeff Bezos anunciou um aporto milionário de U$57 milhões em projetos que fomentem e combatam o desmatamento na Amazônia.

Outros US$ 850 milhões devem ser investidos até 2030 para apoiar a implementação da agenda global emergente sobre sistemas alimentares e clima.

Wilson Lima, afirmou na última quarta-feira (29), que quer discutir o uso do nome de seu estado pela Amazon durante sua participação na COP28. O político disse que a empresa americana deveria pagar algum valor pelo uso da palavra em inglês, que na tradução significa Amazonas.

O Governador do Amazonas, afirmou que não quer apenas compensações financeiras da Amazon, mas também parcerias para que a companhia possa investir no estado. Segundo ele, a declaração não se trata de uma taxa ou um royalties pelo uso do nome.

“A gente não quer royalties e a gente não quer pix. O que a gente quer é parceria. Se a gente não puder ter parceria de uma empresa de grande porte que leva o nome do estado e do nosso maior rio, a gente vai ter parceria de quem? Esses caras estão muito preocupados em lucrar, precisam dar uma contrapartida para a nossa população” explicou o governador.

Wilson Lima e representantes da Amazon devem se reunir no próximo dia 05 de dezembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai. A expectativa é que a discussão inclua não apenas compensações financeiras, mas também parcerias para investimentos no estado.