34.1 C
Manaus
quinta-feira, 23 de julho de 2026

Governo Presente em Manaus: Mais de 7,8 mil atendimentos beneficiam moradores da zona sul no Japiim 1

A 32ª edição do Programa Governo Presente, realizada no último sábado (28/02) no bairro Japiim 1, zona sul de Manaus, proporcionou mais de 7,8 mil atendimentos à população local. A iniciativa reuniu mais de 30 órgãos do governo estadual, oferecendo desde consultas médicas e emissão de documentos até acesso a crédito e serviços de bem-estar.

Serviços Diversificados para a Comunidade

Coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unidade de Gestão Integrada (UGI), Secretaria de Governo (Segov) e Casa Civil, com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o mutirão mobilizou mais de 500 servidores. O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou o objetivo do programa: “O Governo Presente foi pensado para estar onde as pessoas mais precisam”.

Atendimentos de Destaque e Depoimentos

Na ação de sábado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou mais de 800 atendimentos, incluindo consultas oftalmológicas e clínicas. O motorista Sérgio Lima, 53 anos, elogiou a oportunidade: “Trabalho durante a semana e não tenho tempo, então, aproveitei a oportunidade para me consultar. Fui muito bem atendido”, relatou.

A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), por meio do Castramóvel, realizou 369 atendimentos de castração, inaugurando uma nova unidade. O morador Arquimedes Morais, 40 anos, elogiou: “É um serviço muito importante. Além disso, ajuda no orçamento financeiro, já que a castração é gratuita”.

O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) emitiu cerca de 800 carteiras de identidade. A dona de casa Samanda Lima, 46 anos, aproveitou para renovar o documento dos filhos: “O Governo Presente é uma iniciativa muito importante para nós e bem perto da minha residência. Sou muito grata por essa ação”, disse.

Outros órgãos também registraram grande volume de atendimentos: a Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) atendeu 1.027 pessoas, enquanto a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) registrou 1.397 atendimentos. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) realizou 118 atendimentos e a Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) fez 145 atendimentos.

Ações Estendidas e Continuidade

O programa continuará com atendimentos médicos presenciais entre segunda e quarta-feira (02 a 04/03), com especialidades como clínico geral, ginecologista e pediatra. A Sejusc emitirá declarações de hipossuficiência e regularização de CPF, a Sepet dará continuidade às cirurgias de castração solidária e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizará atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Leia Também

Com Informações da Agência Amazonas