IBAMA desmente fake news divulgada por Joana Darc sobre remédios vencidos; imagens

Na noite deste sábado (29), após intensa movimentação em frente do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Manaus, o órgão emitiu nota de esclarecimento negando algumas acusações ditas como falsas pelo órgão, divulgadas pela Deputada Joana Darc (União Brasil), nas redes sociais. A parlamentar divulgou remédios vencidos, mas o Ibama negou todas as acusações.

O início do alvoroço começou após uma suposta liberação da capivara filó de dentro do Cetas, no entanto, a determinação da Justiça Federal determinava apenas a entrada da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A notícia falsa inclusive por Aldenor Lima marido da parlamentar à frente do movimento #filolivre.

A nota de esclarecimento do Ibama veio, logo quando Joana usou suas redes sociais para afirmar que o órgão estaria aplicando medicamentos vencidos nos animais Silvestres, em nota o Ibama respondeu: ‘Não imuniza animais Silvestres’ e reforçou o trabalho do órgão pelo combate ao tráfico de animais.

Junto a nota, o Ibama reforçou que o influencer Agenor Tubinamba foi multado por maus-tratos, tendo em vista, a morte de um bicho-preguiça morto na sua fazenda em autazes e outras irregularidades encontradas na área.

Veja a nota do Ibama: