Indicadores da Covid-19 continuam em queda no Amazonas

A média móvel de casos e de óbitos por Covid-19 continua em queda no Amazonas. De acordo com monitoramento realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), também há redução na taxa de ocupação de leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além disso, o Amazonas tem, atualmente, a terceira menor taxa de transmissão do coronavírus no Brasil.

As informações foram apresentadas pelo diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, durante audiência pública virtual sobre o Plano de Contingência Estadual para enfrentamento da pandemia da Covid-19, realizada nesta quinta-feira (29/04), pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A estatística mostra que, nos últimos 14 dias, o Amazonas apresenta queda de 32% na média móvel de casos por dia de diagnóstico. A redução só na capital foi de 26%, enquanto o interior tem, em média, 36% a menos.

A média móvel de óbitos por dia de ocorrência também continua decrescendo. O Amazonas teve redução de 26% na média de mortes em decorrência da Covid-19. A queda foi de 33% em Manaus e de 30% no interior.

“Chegamos a registrar quase 3.000 casos em 24 horas, no período mais agudo da pandemia. Em relação aos óbitos, em janeiro deste ano alcançamos, na média móvel, 152 mortes por Covid-19. O cenário atual mostra média de 14 óbitos”, ressaltou Cristiano Fernandes.

*Com informações da assessoria.