Intercept revela que Avô de Agenor Tupinambá é um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Amazonas; e recebe multa de R$1,2 milhão

Nesta segunda-feira (6), um levantamento realizado e divulgado pelo Intercept com base em relatórios do órgão e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas revelou os nomes de alguns dos desmatadores que contribuíram para o fumaceiro em Manaus. O avô do influencer Agenor Tupinambá é apontado como um dos maiores responsáveis.

Conforme publicado pelo site Intercept, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que, dos 506 focos de incêndio registrados em outubro no Amazonas, 258 foram em Autazes – cidade localizada a 112 quilômetros de Manaus e dona da maior bacia leiteira do Amazonas –, principalmente em áreas de desmatamento recente ou já consolidado.

Segundo o relatório do Ibama de áreas desmatadas, Autazes perdeu ao menos 580 hectares de floresta desde 2005. São quase 540 campos de futebol. A vegetação deu espaço ao pasto que hoje alimenta um rebanho de 96 mil bois e búfalos. São cerca de 13 animais por quilômetro quadrado, um número 13 vezes maior que a média estadual.