Internautas resgatam foto de Agenor Tupinambá lamentando queimadas após seu avô ser multado como um dos maiores desmatadores da Amazônia

O nome do influencer Agenor Tupinambá do caso da capivara Filó repercutiu nesta segunda-feira (6) após seu avô ser multado em R$ 1,2 milhão como um dos maiores desmatadores da Amazônia. O influenciador chora ao comentar o caso.

Um levantamento feito pelo site The Intercept Brasil com base em dados de relatórios do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aponta que Elmar Cavalcante Tupinambá, avô de Agenor Tupinambá, o influenciador que se tornou conhecido após ser multado por transformar uma capivara em um animal de estimação, está entre os maiores desmatadores da Amazônia. 

Segundo o site Intercept, dos 506 focos de incêndio registrados em outubro no Amazonas, 258 foram em Autazes – cidade localizada a 112 quilômetros da capital Manaus. O município, devido ao desmatamento, perdeu ao menos 580 hectares de floresta desde 2005.

Elmar Cavalcante Tupinambá consta como um dos responsáveis pelo desmatamento de Autazes. Ele foi multado em fevereiro de 2022 no valor de R$ 1,2 milhão pelo Ipaam por destruir ou danificar mais de 240 hectares de floresta nativa às margens do Rio Paraná Madeirinha e do Lago Imbaúba.