Mais 98 botos são encontrados mortos em Coari, no interior do AM

A seca extra dos rios do Amazonas ainda tem castigado os Amazonenses e milhares de espécies. Dessa vez, mais 98 botos foram encontrados mortos no município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (14), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os 98 botos foram encontrados no Rio Solimões em menos de 30 dias. No início desta semana, a cidade já registrava 79 botos mortos.

Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade Federal em Coari (Ufam/Coari), encontrou 23 carcaças, a maioria de botos-vermelhos. De acordo com o ICMBio, as mortes podem estar relacionadas com à seca extrema que atinge o Estado.

Entre setembro e outubro, 153 botos morreram em Tefé  (a 523 quilômetros a oeste de Manaus). Na cidade, o número também subiu para 155 mortes.

Pesquisadores tentam identificar as causas das mortes dos animais.

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem em nosso Estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.