
O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), qualificou o major da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Paulo Victor, para operar a aeronave monomotor Schweizer 300-HU30. A certificação amplia o quadro de pilotos aptos a atuar em operações aéreas no estado.
Formação e Capacitação
A capacitação integra o Programa de Treinamento Operacional (PTO), homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, o objetivo é formar novos pilotos e garantir habilitações adicionais a profissionais já capacitados.
“O Departamento Integrado de Operações Aéreas atua em várias frentes, seja em missões policiais, missões humanitárias, missões de resgate, aeromédicos. Concomitantemente a isso tudo, de forma paralela, nós também dedicamos um tempo das nossas atividades para a questão da instrução, da formação de novos profissionais, porque é importante a renovação de quadros”, detalhou o delegado.
Novas Habilitações
O major Paulo Victor foi o segundo profissional a concluir a formação completa no Dioa. Com 40 horas de instrução, ele está habilitado a operar a aeronave monomotor Schweizer, utilizada em missões de acompanhamento de ocorrências e como plataforma visual aérea.
“Eu obtive a habilitação no Schweizer, é uma aeronave de motor a pistão, e ela é utilizada em missões de acompanhamento de ocorrências e de plataforma visual aérea”, explicou o major.
Ao todo, a unidade aérea já qualificou sete servidores, entre instrutores e profissionais aptos a pilotar. O Dioa oferece diversas qualificações, incluindo a formação de instrutores e a habilitação IFRH, que permite o voo por instrumentos.
Com Informações da Agência Amazonas


