quinta-feira, 22, outubro, 2020
Alfredo Nascimento destaca proposta de modal aquático para a capital

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“Quero implantar o transporte hidroviário em Manaus”, disse o candidato a prefeito Alfredo Nascimento (PL), em entrevista realizada nesta sexta-feira, 25/9, em um portal local. Na ocasião, o senador destacou propostas para o sistema de transporte coletivo e pontuou ações exitosas de suas gestões à frente do Executivo municipal que retornarão, caso seja eleito.

Segundo Alfredo, a localização de Manaus permite o desenvolvimento do projeto de sistema de transporte fluvial. “A nossa cidade possui uma linda costa banhada pelo rio Negro que pode, facilmente, ajudar a desafogar o trânsito. A ideia é colocar balsas em pontos estratégicos da orla manauara, como no Puraquequara, Centro e Tarumã, com estruturas fixas e móveis, acompanhando os períodos de cheia e seca”, descreveu, destacando que a implantação do modal será feita com apoio da iniciativa privada, poupando gastos do tesouro municipal.

Para exemplificar, o candidato acrescentou que, como ministro dos Transportes, construiu 44 portos no interior do Amazonas, de baixo custo. A implantação de portos hidroviários inclui a reforma da Marina do Davi, no Tarumã, para funcionar como um dos pontos aquaviários, se conectando a outras localidades como o porto da Ceasa, o que, segundo Alfredo, seriam avanços tanto para o transporte quanto para o turismo da capital.

Sistema

Na oportunidade, o candidato falou também sobre a atual situação do sistema de transporte coletivo da capital, e de como trabalhará, caso seja eleito no pleito de 2020. “Devemos priorizar aquilo que já temos em mãos e que precisa ser melhorado. Vou conversar com os representantes das nove empresas e explicar quais serão as regras. Caso não se adequem, estarei cedo nas garagens”, destacou.

Nascimento acredita que, em seis meses, já tenha um projeto em andamento para o sistema, que deve iniciar pela renovação da frota de veículos, considerando também o prazo para fabricação. Nessa nova remessa, linhas estratégicas que passam pelas faixas exclusivas teriam porta à esquerda, para dar mais fluidez às faixas de veículos pequenos. Além disso, a ideia é intensificar a quantidade de ônibus nas ruas, para aumentar a frequência nas paradas.

Melhorias

Enquanto prefeito, Alfredo criou os terminais de integração T3, T4 e T5 para que os passageiros pudessem pagar uma única passagem em seu deslocamento. Outro grande avanço para a mobilidade da capital foi a duplicação de faixas nas avenidas André Araújo, Autaz Mirim, Constantino Nery e Max Teixeira. Além disso, foram criados os corredores exclusivos, conhecidos como faixa exclusiva, por Alfredo.

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