UEA e UFAM anunciam suspensão das atividades após aumento de casos de Covid-19

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (Consuniv/UEA) realizou, nesta sexta-feira (14/01), às 8h, a primeira reunião extraordinária de 2022, por meio de videoconferência. Em pauta, a atual situação da pandemia de COVID-19 no Amazonas e o aumento expressivo do número de casos. Após análise da situação e com o objetivo de conter o avanço da doença entre a comunidade acadêmica na capital e interior do estado, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, determinou a suspensão das atividades presenciais em todas as Escolas, Centros e Núcleos da instituição de segunda-feira (17/1) ao dia 28 de janeiro.

“Essa decisão será revista a cada semana, por meio de reunião entre o Consuniv, Gestão Superior e o GGCOVID da UEA, para que a gente continue acompanhando a curva de casos. Estamos diante de um altíssimo número de pessoas adoecendo em pouquíssimo tempo e, ainda nem chegamos no topo de contaminação. Reafirmo a importância da vacinação para o controle da doença e a manutenção dos cuidados básicos para a prevenção do Coronavírus, como uso de máscara, álcool em gel, higienização das mãos e evitar aglomerações”, reiterou o reitor da UEA.

A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas, considerando o alerta Epidemiológico de Covid 19 realizado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Instituição, resolve, por meio da portaria nº 94 de 14 de janeiro de 2022, suspender por 30 dias as atividades práticas presenciais pertinentes às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, excluindo-se àquelas consideradas essenciais em cada área que deverão ser definidas pelos respectivos conselhos.

Além de determinar, também, que as atividades administrativas sejam realizadas de modo presencial e restrito, no prazo acima especificado, dentro de cada especialidade, devendo-se utilizar o sistema de escala rotativa, que possa garantir o atendimento básico em cada setor, complementadas pelo trabalho em home office. Há ainda a suspensão temporária da realização de todo e qualquer tipo de atividades presenciais que promovam aglomerações no âmbito da Universidade.