Amazonas – O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), debateu com representantes do trade turístico ações e a formulação de políticas públicas para estimular o turismo na capital. Ele se reuniu com empresários e lideranças do ramo de bares e restaurantes e do segmento de agências de viagens na sexta-feira, 23/8.
“Precisamos divulgar e ‘vender’ a nossa cidade em outros estados e países para que as pessoas conheçam as nossas riquezas e venham para cá. A política de turismo inclui a revitalização do Centro, ações para reter os turistas em Manaus, a recuperação de espaços de convivência coletiva e a criação de novos atrativos. Temos que potencializar esse setor que é fundamental para geração de emprego e renda na cidade”, afirmou.
Em relação ao Centro Histórico, Marcelo destacou as propostas de revitalização de espaços públicos, como praças; organização do comércio informal em articulação com o turismo e a cultura; trabalho contínuo de zeladoria urbana, com limpeza e ordenamento, criando um ambiente mais agradável para todos, além da regularização de imóveis.
Demandas
Na reunião, a categoria pontuou a ausência de uma política permanente de divulgação da cidade como destino turístico, a falta de uma secretaria municipal de turismo, a necessidade de um calendário de eventos para movimentar o setor e de parcerias.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas (Abav), Jaime Mendonça, citou o estabelecimento de um Plano Municipal de Turismo, requalificação do Centro, potencializar a sinalização turística na cidade, parcerias para desenvolver o setor, além de ações de marketing. “Apresentamos nossas propostas e as necessidades que temos para desenvolver o turismo de qualidade na cidade”, disse.
O apoio da futura gestão municipal para que Manaus conquiste o selo internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, foi feito pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Amazonas, Rodrigo Zamperlini. No Brasil, quatro cidades possuem o título: Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Parati.