Militares recebem treinamentos de combate às queimadas no Sul do AM

Curso com instruções teóricas e práticas para o combate às queimadas no Sul do Amazonas, reúne cerca de 52 militares do Exército Brasileiro, no município de Humaitá, localizado a 590 km de Manaus.

As aulas serão ministradas pelo Corpo de Bombeiros cuja proposta é um treinamento com aulas de introdução ao incêndio florestal, materiais de combate, técnicas e táticas de combate, primeiros socorros, noções de orientação, e instruções por meio de simuladores.

No mês de agosto, o estado do Amazonas apresentou um salto no número de casos, com mais de 5.300 focos de calor identificados somente nos primeiros 19 dias – índice três vezes maior que o registrado de janeiro a julho. Neste ano, 7.625 focos foram registrados em todo o estado.

Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), na última semana, foram identificados 475 novos focos de queimada no estado em apenas seis dias.

No mesmo dia do curso (25), o Comando Militar da Amazônia deu início à operação Verde Brasil. Os trabalhos estão distribuídos entre duas Forças-tarefas: uma voltada para Rondônia e Acre e outra para o Sul do Amazonas.

Os militares deverão atuar a princípio, em Humaitá e Apuí. Há possibilidade de outra base ser instalada em Boca do Acre. A área de atuação compreende uma área de 22.059,25 km², segundo assessoria do governo do Amazonas.