Nova remessa do kit intubação chegou ao AM; estoque é para 46 dias

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu do Ministério da Saúde nova remessa com 54.850 unidades de medicamentos que compõem o kit intubação, nesta sexta-feira (30), segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Estes tipos de medicamentos são usados no processo de intubação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que realizam procedimentos cirúrgicos.

Foram entregues à Cema 42.900 ampolas do analgésico Morfina e 11.950 ampolas dos bloqueadores neuromusculares Rocurônio (10.450) e Atracúrio (1.500).

Considerando o estoque existente na Cema e somado o quantitativo repassado pelo Ministério, os bloqueadores neuromusculares e analgésicos asseguram a manutenção do abastecimento desses medicamentos, que compõem o kit intubação, em 61 e 46 dias, respectivamente.

A manutenção do estoque do kit intubação está inserida no Plano de Contingência Estadual para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, com estratégias para manutenção da cadeia de suprimentos, incluindo a aquisição de medicamentos essenciais no combate à doença para o abastecimento.

A distribuição de medicamentos pelo Ministério da Saúde aos estados é feita semanalmente.

O Amazonas recebeu 107.959 doses de medicamentos neste mês, em remessas entregues nos dias 1, 18 e 30.