PGR recomenda ao Amazonas isolamento severo e aumento do toque de recolher

A Procuradoria Geral da República (PGR) recomendou por meio de documento enviado ao governo do Amazonas, que seja imposto um isolamento sanitário mais severo no estado, assim como o aumento do período de toque de recolher, até que haja estabilidade ou diminuição da curva de contaminação da Covid-19.

A PGR  lista notícias do colapso no sistema de saúde do estado e diz que as medidas adotadas até agora não têm tido efeito, e pede que o governador do estado se posicione até o fim da tarde deste sábado (23/1).

Entre as recomendações dos procuradores estão as seguintes “diante da insuficiência de vacinas disponibilizadas até o momento, e da inexistência de medicamentos que impeçam a transmissão da doença, a estratégia de total isolamento sanitário é a que se tem mostrado mais eficaz no retardamento da velocidade de propagação da doença”.

Ao fim do documento, o MPF adverte que “o seu descumprimento poderá implicar na adoção das providências cabíveis, inclusive responsabilização civil e penal dos envolvidos”.