Porão do Alemão é acusado de burlar decreto do Governo do AM e aglomerar número de pessoas maior que o permitido

MANAUS – Um dos locais de eventos mais antigos de Manaus, conhecido como Porão do Alemão, de propriedade do vereador William Lauschner, chamado em Manaus de William Alemão, está sendo acusado de burlar as regras estipuladas pelo Governo do Amazonas através do último Decreto divulgado.

Segundo informações, o estabelecimento está usando um Cnae de restaurante e não de uma casa de eventos. Além disso, as denúncias alertam que o local está mantendo muito mais pessoas aglomeradas do que é permitido pelo Governo. Concretizando assim, possíveis aglomerações desnecessárias.

No instagram, um dos internautas confirma que o lugar na noite anterior a sua postagem, estava lotado, de acordo com ele: “Ontem estava cheio e muito cheio”. 

 

ÚLTIMO DECRETO DO GOVERNO DO AMAZONAS

Além de estabelecer o horário de circulação de pessoas das 1h às 5h, o comitê definiu alterações para o funcionamento de serviços não essenciais.

A abertura do comércio em geral, supermercados, restaurantes, lanchonetes, bares (funcionando como restaurantes) e similares está permitida até 0h. O funcionamento desses estabelecimentos aos domingos também está permitido.

As academias, a partir do próximo decreto, poderão funcionar aos domingos e as aulas coletivas podem ocorrer somente ao ar livre.

Os eventos sociais estão limitados a 50% da capacidade do local, mas não podem exceder a lotação máxima de até 200 pessoas. O comitê definiu, ainda, que os eventos sociais podem ter duração máxima de 4 horas, respeitando o horário de restrição de circulação (entre 1h e 5h).

A restrição de crianças menores de 12 anos de idade nos cinemas está suspensa, a partir do próximo decreto, e os teatros podem funcionar obedecendo os protocolos sanitários.

Em relação ao transporte intermunicipal, está suspensa a necessidade de autorização prévia da Arsepam (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas).