Porto em Manaus registra fila de carros na saída para o feriadão

Desde as primeiras horas deste sábado (5), o Porto da Ceasa, na Zona Sul de Manaus, registrou uma fila de carros para deixar a cidade devido ao feriado estadual de 5 de setembro, quando se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, e o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

O movimento intenso foi registrado em plena pandemia de Covid-19. Até esta sexta-feira (4), a doença já havia infectado mais de 123 mil pessoas no Amazonas, e mais de 3,8 mil morreram.

O vendedor Wellington Alves, de 41 anos, decidiu aproveitar o feriado prolongado com parentes em Autazes. Por volta de 9h, eles já esperavam há mais de quatro horas na fila de carros para embarcarem em uma balsa.

“Nós chegamos 5 horas da manhã. Vamos pra estrada de Autazes. Só o que é complicado é essa espera na fila, mas uma hora chega”, disse o vendedor.

O serralheiro Carlos Torres, de 48 anos, também levou a família para passar o feriado prolongado em Autazes. Eles acordaram 3h30 e chegaram uma hora depois no Porto da Ceasa e se depararam com a fila de carros com pessoas deixando a cidade.

“Nós vamos para Vila do Novo Céu, em Autazes. Ainda tem uma estrada longa, mas vamos aproveitar o feriadão com a família”, disse o serralheiro Carlos Torres.

Agentes da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) que atuam no Porto da Ceasa informaram que as balsas começaram a sair às 2h30. Até as 9h, mais de 12 balsas, com capacidade de 30 até 50 carros, já haviam deixado o porto para municípios do interior.

De acordo com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), no mesmo período do ano passado, mais de 26.000 passageiros saíram da capital em direção aos municípios da Região Metropolitana. O órgão realizou cerca de 2.000 abordagens e 112 veículos foram autuados. Em 2020, o órgão estimava a redução em 50% em razão da pandemia do novo coronavírus.

Fonte: g1