Prefeito Keitton Pinheiro destaca importância do 1º Encontro do Selo UNICEF em Coari

“Nós temos certeza que daqui vai sair bons frutos para cada município que está presente”. Essa é a avaliação do prefeito Keitton Pinheiro sobre o 1º Encontro do Selo UNICEF em Coari. O evento, promovido pela prefeitura, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização não governamental Visão Mundial, aconteceu nesta sexta-feira (10), no Auditório Silvério José Nery, com a participação de técnicos e gestores das equipes de 17 municípios do Médio e Alto Solimões.

Para o prefeito, as conquistas observadas nos indicadores de impacto social de Coari são fruto de um trabalho em conjunto, sendo que a troca de experiência e aprendizado é fundamental para que esse avanço permaneça contínuo. “O mérito é de cada um que faz parte desse processo. E nós esperamos que este evento proporcione um conhecimento que possa contribuir ainda mais e fazer a diferença ao ser aplicado por vocês para melhorar as condições de vida e desenvolvimento de crianças e adolescentes de seus municípios”, afirmou.

A representante do UNICEF no encontro, Elizabeth Cavalcante, exaltou a iniciativa e destacou que ao promover o evento, Coari quebrou paradigma. “A nossa meta para manutenção do Selo é que os indicadores de resultado, para melhoria dentro dos eixos de educação, saúde e assistência social, sejam tomados, revigorados, atualizados e empoderados pelo próprio município. Coari está fazendo isso. O senhor muda a história não só do seu município, o senhor muda e incentiva os municípios que estão aqui”, disse ela ao prefeito Keitton Pinheiro.

Para o articulador do Selo UNICEF em São Paulo de Olivença, Edson Carvalho, Coari tem vários exemplos que servem de inspiração para os demais municípios, por isso, participar do encontro na cidade é uma grande oportunidade para alcançar as metas do primeiro semestre de 2023. “Nós viemos com o intuito de aprender mais sobre os indicadores a fim de desenvolver melhor os projetos para quando chegar o momento certo a gente conseguir executar todas as ações que planejamos para o nosso município”, declarou.

A articuladora do Selo UNICEF em Coari, Margarida Carvalho, enfatizou que o município é o primeiro do interior do Amazonas, em 20 anos, a realizar o encontro, com a estrutura sendo ofertada pelo próprio governo municipal. Ela também apontou o quanto essa iniciativa melhora e fortalece as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “A capacitação presencial é ideal para que os municípios possam desenvolver as atividades com antecedência e assim atingir os objetivos propostos”, reforçou.

Margarida Rocha ainda compartilhou algumas experiências que demonstram o compromisso da atual gestão municipal com essa causa. “Coari trouxe de volta todas as 242 crianças que saíram da escola na pandemia. Ao todo, ultrapassamos a meta de 300 crianças. Além disso, tem o programa Mente Aberta que acaba com a possibilidade de adolescentes consumirem ou comercializarem entorpecentes; o Bolsa Estágio que inseriu 200 jovens no mercado de trabalho; a lei de Escuta Especializada; e a legalização dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, comentou.

O 1º Encontro do Selo UNICEF em Coari teve por objetivo apoiar os municípios do Médio e Alto Solimões participantes da iniciativa, na edição 2020-2024, sobre como implementar a Busca Ativa Escolar (BAE), a Busca Ativa Vacinal (BAV), a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), entre outras políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Participaram do evento os técnicos e gestores das equipes de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Codajás, Benjamin Constant, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini.

Além de promover o encontro, a Prefeitura de Coari ofereceu todo o apoio para que as equipes municipais pudessem participar do evento, como hospedagem para os participantes do encontro; alimentação para os profissionais inscritos no evento; espaço com conexão Wi-Fi para os participantes; certificado digital de participação; e materiais de apoio durante o encontro.