sexta-feira, 30, outubro, 2020
Prefeitura apresenta para Opas e Ministério da Saúde as ações de enfrentamento à Covid-19

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

As ações de saúde desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus no enfrentamento à Covid-19 foram apresentadas nesta terça-feira, 15/9, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), bairro Dom Pedro, zona Oeste, em evento com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM).

Como parte da programação de avaliação externa da resposta do Amazonas à Covid-19, iniciada na segunda-feira, 14/9, a apresentação da Prefeitura de Manaus, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abordou as ações desenvolvidas nos eixos de Assistência, Vigilância, Laboratório, Comunicação e Coordenação da Resposta no combate à Covid-19 na capital amazonense.

A coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres do escritório da Opas e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Maria Almirón, explicou que a missão da organização no Amazonas terá duração de cinco dias, tendo como objetivo promover o encontro de profissionais de diferentes áreas, para uma troca de experiências no enfrentamento ao novo coronavírus.

“É o quarto Estado pelo qual estamos passando e em cada um vamos colhendo informações, colocando em discussão. Nosso intuito é que não percamos a memória das boas práticas e boas lições que tivemos em áreas como vigilância, assistência, laboratório e comunicação”, informou.

De acordo com a subsecretária municipal de Gestão da Saúde da Semsa, enfermeira Adriana Elias, a missão da avaliação externa é uma ação de rotina em casos de epidemias, pandemias ou surtos de doenças.

“É comum a realização de avaliações externas nesses casos, normalmente conduzidas por especialistas da Opas, por indicação da Organização Mundial da Saúde. E o Amazonas, assim como outros Estados brasileiros, está passando por esse processo, que é essencial por promover a troca de experiências entre os especialistas e para se revisar todas as ações executadas”, explicou a subsecretária.

Além de Manaus, a programação, que será encerrada na sexta-feira, 18/9, vai englobar a avaliação das ações executadas pelo governo do Amazonas e dos municípios de Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins.

“No final do evento, os avaliadores poderão fazer recomendações aos gestores locais, colaborando para um melhor planejamento de ações e no fortalecimento da capacidade de resposta, diante de emergências em saúde pública”, afirmou Adriana Elias.

Apresentação

A apresentação da Semsa incluiu informações como a incidência de casos e óbitos, fluxo assistencial, aquisição e distribuição de insumos e equipamentos, produção e publicação de análise da situação da Covid-19, e as ações de comunicação.

“É importante ter um espaço para avaliar todas as ações que foram e que ainda estão sendo executadas, além de permitir a identificação dos avanços e desafios. Mesmo com todas as dificuldades que a pandemia trouxe para a rede municipal de saúde, é possível perceber legados positivos como a reorganização do fluxo de serviço para um atendimento mais qualificado à população e a utilização da tecnologia nas atividades de educação permanente dos profissionais”, concluiu Adriana Elias.

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.