quarta-feira, 23, setembro, 2020
Samel se destaca e vira notícia nacional na Folha de SP

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Manaus – O Grupo Samel tem ganhado repercussão nacional pelo desenvolvimento de tecnologias para o combate ao covid-19. Essa semana, todo o esforço e empenho da Samel virou destaque em um dos jornais mais reconhecidos do país a Folha de São Paulo.

A região norte foi uma das áreas mais atingidas pelo coronavírus, e Manaus pode ser também a primeira cidade brasileira a vencer a doença segundo estudo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O destaque na folha, foi a criação da cápsula de baixo custo criada pela Samel. Batizado de Cápsula Vanessa, em homenagem a uma paciente que foi intubada e se recuperou da Covid-19, o dispositivo é uma espécie de cabine construída com canos de PVC e coberta com plástico transparente.

Colocada sobre o paciente, a cápsula tem duas funções principais: servir de barreira de proteção para os profissionais de saúde e permitir a chamada Ventilação Não Invasiva (VNI), com o uso de uma máscara convencional de oxigênio, e o uso da capsula também evita o entubamento precoce de pacientes.

Triagem virtual

Além da Cápsula, o Grupo Samel investiu em várias iniciativas para enfrentar a pandemia no Amazonas. Em parceria com o Instituto Transire e com a empresa TNH Health, lançou um chatbot gratuito para a triagem virtual de pacientes com suspeita do novo coronavírus.

O sistema orienta se é o momento de procurar uma unidade de saúde baseado nos sintomas descritos. Se há suspeita de infecção, a pessoa recebe uma chamada em vídeo do serviço de telemedicina com orientações.

Com a telemedicina, a rede Samel realizou cerca de 180 atendimentos por dia de diversas especialidades, com requisição de exames e o envio de receitas por e-mail.

Hospitais de campanha

Durante a pandemia de Covid-19, fez a gestão do Hospital Municipal de Campanha Gilberto Novaes, em parceria com a Prefeitura de Manaus, e criou um Pronto Socorro de Doenças Respiratórias, no Hospital Matriz, ambos já desativados em função da redução de casos da doença na cidade.

A rede arrendou ainda um antigo hospital, elevando em 90% o número de leitos de internação para pacientes com Covid-19.

O grupo Samel foi convidado pelo Ministério da Saúde para administrar e montar o Hospital de Campanha em Boa Vista, devido ao sucesso em Manaus.

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.