Secretaria de Saúde do Amazonas instala ambulatórios que darão assistência no 56º Festival Folclórico

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está montando dois ambulatórios que prestarão assistência de urgência e emergência ao público do 56º Festival Folclórico de Parintins. Ao todo, serão 10 leitos, cinco do lado do Caprichoso e cinco do lado do Garantido.

O plano de ação da SES conta, ainda, com ambulâncias, unidades de retaguarda, insumos e medicamentos que estarão disponíveis no período de 29 de junho a 3 de julho.

“As ambulâncias e ambulatórios estarão em locais estratégicos para atender os visitantes tendo em vista a dimensão do evento que é o Festival de Parintins. Esperamos não usar essa estrutura, mas se necessário, conseguimos gerenciar em tempo hábil, seja incidente com uma ou múltiplas vítimas”, declarou a Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde, Neylane Macedo.

As unidades de retaguarda terão equipes médicas em ambulâncias a disposição no Balneário Cantagalo, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no período diurno, e no Bumbódromo, no período noturno, com especialistas de sobreaviso como: cardiologista, oftalmologista, anestesiologista e neurologista.

Insumos

Se encontra em implantação uma farmácia/almoxarifado satélite na UPA para atender as necessidades dos ambulatórios do Bumbódromo. Nas últimas semanas, dois mil insumos foram enviados a Parintins para a saúde, além de medicamentos para atender a demanda decorrente do período do festival. Entre os materiais dispensados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), estão luvas, seringas, máscaras, tubos para intubação, reanimador manual, dreno, catéter, atadura, álcool e algodão, entre outros.

No decorrer do evento, os ambulatórios estarão à disposição também durante a noite de quinta-feira (29/06) na Festa do Visitante. E nos dias do Festival, 30 de junho e 1º e 2 de julho. Durante a apuração, no dia 3 de julho, estará disponível uma ambulância no Bumbódromo com a retaguarda da UPA para apoio e intervenção caso necessário.

A estimativa é que 53 profissionais da saúde estejam à disposição para atendimentos nas unidades.