Sesai envia profissionais de saúde e equipamentos para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga no Amazonas

Um avião da Força Aérea Brasileira decola neste domingo da Base Aérea de Brasília levando 11 profissionais de saúde e milhares de equipamentos de proteção individual, insumos como álcool em gel e equipamentos para os hospitais de São Gabriel da Cachoeira e de Tabatinga, no Amazonas.

De acordo com o General Luiz Narvaz Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), do Ministério da Defesa (MD), essa é a primeira missão interministerial para contenção da COVID-19.

A missão começa em São Paulo com o embarque dos equipamentos, EPI e insumos em Guarulhos-SP, de lá a aeronave segue para Brasília, de onde parte para o Amazonas no domingo pela manhã, com previsão de escalas na Serra do Cachimbo e em Manaus antes de chegar a São Gabriel da Cachoeira e de lá para Tabatinga.

A região tem uma das maiores populações indígenas do país e é atendida por dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas: o Alto Rio Solimões e o Alto Rio Negro.

Os pacientes indígenas da região, quando precisam, são encaminhados para os dois hospitais que vão receber os profissionais, equipamentos e insumos. O Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, acompanha a missão representando o Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

“O governo federal está trabalhando de forma integrada para o enfrentamento da COVID-19. A fim de atender as populações do interior do estado do Amazonas, incluindo-se indígenas e não indígenas, os Ministérios da Saúde e da Defesa estão atuando juntos para disponibilizar equipamentos, EPI, insumos para ampliar a capacidade de atendimento de hospitais de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

Trata-se de um esforço que se soma aos mais R$ 174 milhões que o governo federal já destinou ao estado para o enfrentamento da COVID-19.” Explicou Robson Santos da Silva.