domingo, 27, setembro, 2020
Sesai envia profissionais de saúde e equipamentos para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga no Amazonas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Um avião da Força Aérea Brasileira decola neste domingo da Base Aérea de Brasília levando 11 profissionais de saúde e milhares de equipamentos de proteção individual, insumos como álcool em gel e equipamentos para os hospitais de São Gabriel da Cachoeira e de Tabatinga, no Amazonas.

De acordo com o General Luiz Narvaz Pafiadache, secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), do Ministério da Defesa (MD), essa é a primeira missão interministerial para contenção da COVID-19.

A missão começa em São Paulo com o embarque dos equipamentos, EPI e insumos em Guarulhos-SP, de lá a aeronave segue para Brasília, de onde parte para o Amazonas no domingo pela manhã, com previsão de escalas na Serra do Cachimbo e em Manaus antes de chegar a São Gabriel da Cachoeira e de lá para Tabatinga.

A região tem uma das maiores populações indígenas do país e é atendida por dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas: o Alto Rio Solimões e o Alto Rio Negro.

Os pacientes indígenas da região, quando precisam, são encaminhados para os dois hospitais que vão receber os profissionais, equipamentos e insumos. O Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, acompanha a missão representando o Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

“O governo federal está trabalhando de forma integrada para o enfrentamento da COVID-19. A fim de atender as populações do interior do estado do Amazonas, incluindo-se indígenas e não indígenas, os Ministérios da Saúde e da Defesa estão atuando juntos para disponibilizar equipamentos, EPI, insumos para ampliar a capacidade de atendimento de hospitais de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

Trata-se de um esforço que se soma aos mais R$ 174 milhões que o governo federal já destinou ao estado para o enfrentamento da COVID-19.” Explicou Robson Santos da Silva.

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.