Vereador de Itacoatiara ameaça repórter e exige saída imediata da sessão plenária

Na última terça-feira (14), o vereador de Itacoatiara (a 270 km de Manaus), Hygor Magalhães (DC), se irritou durante sessão plenária e mandou o repórter Melk Santos se retirar da Casa Legislativa, sob a ameaça de ser algemado. O jornalista estava na galeria acompanhando a discussão sobre o pedido de cassação de outro parlamentar.

Subindo à tribuna, Magalhães questionou a cobertura da imprensa e tentou justificar sua conduta:

“Eu tenho certeza que esses portais não se deram nem o trabalho de ler o processo. Eu li e se quiserem, eu grifo para vocês, que o processo do colega não foi transitado em julgado. Isso quer dizer que nosso colega ainda tem o mérito da defesa”, afirmou.

O presidente da Câmara, Arialdo Guimarães (Mobiliza), pediu que o repórter permanecesse em silêncio:

“Não se manifeste, por favor, senão peço para você se retirar. Posso contar com sua decência? Lá fora você presta justiça para quem você quiser, mas aqui dentro peço respeito”, disse.

Mesmo com a intervenção do presidente, Hygor Magalhães se exaltou e reafirmou o comando da Casa, determinando a retirada do profissional da galeria:

“Eu acredito que nesta Casa quem manda são os vereadores. Então eu peço que você se retire, por favor, ou você vai sair algemado daqui”, declarou.

O repórter Melk Santos acatou a ordem, mas registrou Boletim de Ocorrência (BO) e informou que fará uma representação contra o vereador por tentativa de censura e intimidação à imprensa.

“É um direito assegurado pela Constituição Federal. O artigo 5º, inciso IX, garante a liberdade de expressão, e o artigo 220 estabelece que a atividade jornalística não pode sofrer qualquer tipo de restrição, censura ou interferência de autoridades públicas”, afirmou o jornalista.

A reportagem tentou contato com Hygor Magalhães pelo Instagram oficial (@hygormagalhaes) e por telefone pessoal; caso haja resposta, uma nota será adicionada à matéria.