‘A culpa é de Manaus’, afirma Carla Zambelli ao ser questionada sobre mortes pela falta oxigênio

Da redação 

Durante um ato bolsonarista no último domingo, 1, a deputada federal Carla Zambelli (PL), respondeu de forma ríspida que a culpa foi da própria capital amazonense quando foi interrogada por jovem youtuber (identificado como Victor Carazzatto) sobre quem seria o culpado pelas mortes causadas pela crise de oxigênio em Manaus.

Victor questiona Zambelli sobre o posicionamento do governo federal ao saber sobre a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus uma semana antes do colapso.

“Quando o governo federal foi avisado que ia ia faltar oxigênio em Manaus, uma semana antes. Faltou oxigênio, as pessoas morreram. A culpa é de quem?”, perguntou o jovem.

De forma irritada, a deputada se limitou a falar apenas que a culpa teria sido da própria cidade. Porém, para tentar consertar sua fala, se justificou que cabe à Justiça Federal investigar.

“A culpa é de Manaus. […] Porque o que tá acontecendo aqui é você estar pegando uma investigação da Justiça, que é quem decide na verdade essas coisas”, declarou a deputada.

Durante a gravação do vídeo, bolsonaristas que estavam no evento demonstraram irritados com a fala do jovem e começaram a proferir gritos para interromper a entrevista do youtuber.

“Para de falar bobagem, rapaz. Por que você não procura melhores informações, rapaz? Hein, palhaço? Graças a nós, vamos salvar a sua geração, tá? Depois você vai agradecer a gente”, exclamou os apoiadores.

Em nota, a deputada afirma que “apenas repeti o que foi referendado pelo STF”. Entretanto, a decisão do Supremo Tribunal Federal estabeleceu que questões relacionadas à saúde pública são divididas de igual modo entre os entes federados: município, estado e a União.

“Não houve questionamento, mas uma acusação de um militante político de oposição — que não fala dos “respiradores fantasmas” comprados em loja de maconha. Quanto a resposta, apenas repeti o que foi referendado pelo STF no dia 15 de abril de 2020, uma quarta-feira, por unanimidade: “A competência para tomar medidas contra Covid-19 são dos de estados e municípios”. Recursos para QUALQUER ação, o Governo Federal garantiu: Foram mais de meio Trilhão de Reais repassados para estados e municípios e outras medidas e auxílios que ultrapassam a casa do “trilhão”.

Apoio às aglomerações

A deputada Carla Zambelli foi uma das personagens políticas de direita que comemorou nas redes sociais a suspensão do decreto que aumentaria as restrições para conter a anunciada alta de novos casos, internações e mortes, em dezembro de 2020, feito pelo governador Wilson Lima (UB).

Dias depois, Manaus viveu o pior cenário nacional da pandemia com falta de oxigênio nos hospitais. A suspensão do decreto para conter aglomerações foi comemorado por Zambelli e outros deputados ligados ao governo Bolsonaro.