
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta quinta-feira (23) que João Marinho Neto, de 112 anos, é o homem mais velho do mundo e segurado da Previdência Social. Morador de Apuiarés, no Ceará, a cerca de 250 km de Fortaleza, ele recebe aposentadoria desde 1978, há 46 anos.
A pesquisa que revelou esse feito faz parte das celebrações dos 102 anos da Previdência Social, que ocorre nesta sexta-feira (24). O INSS destacou que Marinho Neto, com uma década a mais que a própria Previdência, foi reconhecido pelo Guiness Book como o homem mais velho do mundo. Ele obteve o direito à aposentadoria quando tinha 66 anos.
Marinho Neto já era o homem mais velho da América Latina e assumiu o título mundial após o falecimento de um britânico de mesma idade, em novembro passado. Ele vive em uma casa com outros 11 idosos e nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, no Ceará. Trabalhou no meio rural e teve sete filhos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
De acordo com o INSS, sua cuidadora, Aleluia Almeida, informou que Marinho Neto já foi contatado por pesquisadores sobre longevidade, e o processo de inscrição no Guiness Book foi devidamente documentado. O benefício que ele recebe, Aposentadoria de Empregador Rural, atualmente possui outra denominação e requisitos.